terça-feira, 12 de outubro de 2010

A BUSCA PELO SOBRENOME ROSA

Ao mais que possam argumentar que não pareço com qualquer Viking (em normando homem de Vik, que é a baia entre Lindesnes e a Noruega) , descobri na minha última pesquisa genealógica que tenho raízes no povo bárbaro!

Começa assim: Meu sobrenome é Rosa, nome italiano, mas isso eu já sabia há anos. Procurando sobre a família Rosa e descendências na época de ouro da Europa, descobri que a família provinha da Escócia. O que me levou à história do clã "The Rose", que existe desde o século XIV, e que é representado pelo brasão aí em cima.
Depois descobri que que o nome
the Rose vinha diretamente do normando deRos, e descobri que a Escócia havia sido conquistada muito antes pelos normandos, de onde depois se espalhariam, conquistando também a Inglaterra, a Normandia e a Itália. Na Itália o nome muda para deRosa/de la Rosa.
Parando por aí eu já estaria satisfeito, mas continuei a pesquisa, e descobri que o povo normando provinha da mistura dos povos nativos da atual Noruega (antiga Normandia), com o povo Viking, que ali aportou.

Então, revendo agora na ordem histórica, os Vikings chegam à Normandia, misturam-se com o povo nativo, criando o povo Normando, que segue e conquista a Escócia, onde o nome deRos torna-se the Rose. Depois se espalha pela Europa, conquistando várias terras.
Na Itália o nome transforma-se para
de Rosa/de la Rosa. Na época das grandes navegações, exploradores Italianos vêm para o Brasil, e muitos deles misturam-se com o nosso povo indígena. :)

EDIT: Tenho recebido muitos comentários sobre esse post, e tenho feito mais algumas pesquisas a respeito, que ainda vou colocar aqui. Mas, pessoal, é muito importante que vocês de sobrenome Rosa respondam novamente à minha resposta ao que vocês escrevem, porque senão a ligação fica perdida no ar. Com o esforço mútuo podemos mapear nossa família, até os horizontes mais longínquos. Obrigado.

----------------- EDIT 21/09/09 -----------------

Agradeço muito todos os comentários, eu estou pensando em transformar esse post numa página, de tanto auê que gerou! Bom, uma coisa que acho que não ficou muito claro, foi: esse brasão aí em cima não é o brasão da família Rosa, e sim do antigo clã The Rose escocês.
Outra coisa é que agora eu meio que parei a busca, porque eu não tinha mais para onde ir, e resolvi fazer o caminho inverso. Eu estou pesquisando a Árvore Genealógica da minha família e vendo até que país eu chego, e dependendo onde eu chegar eu posso fazer algum tipo de comparação. Agora, isso leva tempo, porque eu dependo de pessoas da minha família que conhecem muito mais longe do que eu, e quando se depende das pessoas as coisas tendem a demorar mais mesmo. Portanto eu não acho que vou adicionar mais informações aqui tão logo. Mesmo assim, continuem a visitar e deixar recados. :)
Fiquem bem.

----------------- EDIT 01/08/2010 -----------------

Boas novas pessoal, o Adriano E. da Rosa também pesquisa e adicionou algumas informações, exatamente sobre o intervalo que faltava. Eis o comentário:

"Olá sou de Santa Catarina, o sobrenome DA ROSA tem duas origens no Brasil, ou seja origem portuguesa continental familias que vieram de Portugal, e que geralmente se estabeleceram sobre áreas do interior da região sul e no restante do Brasil, principalmente nas regiões sudeste, nordeste e algumas áreas da região centroeste, a outra origem é açoriana, que se propagaram sobre o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, essas familias vieram dos Açores e tem origem flamenga da Bélgica, algumas dessas familias tem alguns traços de belgos, como cabelos claros, olhos claros ( azuis e verdes) e são claros outro nem tanto..a verdadeira grafia do sobrenome DA ROSA dos açores é DE ROUZÉ OU ROOSE que vem do colonizador flamengo Pieter Roose, onde seu nome foi aportuguesado para PEDRO ROSA, onde surgiu a familia DA ROSA dos Açores, onde mais tarde colonizaram o Litoral de Santa Catarina..
Existem algumas familias ROSA que são de origem italiana, mas essas ficaram sobre o Espirito Santo. O sobrenome DA ROSA, assim como outros sobrenomes de origem portuguesa foram registrados em algumas familias negras escravas e indígenas…
Então é bom lembrar sempre que existem quatro origem da familia ROSA no Brasil, portuguesa, açoriana com descendencia Belga, italiana, e espanhola.. que é grafada por DE LA ROSA em algumas familias de origem espanhola grafada somente ROSA.
Os Rosas do continente portugues talves possa ter essa anscedencia conforme explica neste site."

Como podem ver, a família Rosa tem diversas ramificações e possíveis incontáveis ramificações. Eu acho que aqui conseguimos fazer uma ponte com da origem até os dias de hoje. Eu irei possivelmente ainda pesquisar mais a questão histórica. Quanto à parte da ramificação, seria muito interessante se pudéssemos fazer nossas árvores genealógicas, certamente encontraríamos alguns parentescos longínquos entre muitos de nós.

Por enquanto é isso. Fiquem bem.

81 comentários:

  1. Se quiser descobrir um pouco de onde vem a Familia Rosa, dá um pulo lá em Anchieta - ES, pois lá tem o brasão e explicação de como a familia/sobrenome Rosa veio parar no Brasil. Eu estive lá, morei lá, e era exatamente o que estava escrito. Inicialmente achei que meu sobrenome vinha de algum outro lugar, pois sou negro, então pesquisando na familia, descobri que meu avo não era negro, era de Minas Gerais e que alguns parentes dele foram para o Sul e para o Rio de Janeiro....matei a charada. Observação, os familiares do meu avô, sairam do ES e eram italianos. Dá uma passada lá, fica a 6 horas do RJ de carro. Lá é maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem Meu nome é Renan Da silva rosa tenho muitos parentes em minas Gerais também com esse mesmo sobrenome se o nome José Rosa lhe for familiar entre em contado comigo quem sabe não possamos ser parentes também abraços msn para contato Renan-pantho@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá...Sou negro e meu sobrenome também é Rosa por parte de meu pai que é de Barra Mansa no Rio de Janeiro. O avô se chamava Ovídio Rosa.
      Nunca tivemos contato com a família de meu pai que morreu qdo eu tinha apenas 3 anos de idade.

      Excluir
    3. Sílvio, na minha família houve um senhor chamado Ovídio. Não tenho certeza se foi pai ou avô do meu bisavô, na anotação não tem data de nascimento. A alguns anos minha mãe recolheu informações e anotou tudo, mas todas as informações estão na casa da minha avó e infelizmente eu moro longe dela. Assim que eu puder irei passar todas as informações para o pc. Nossa família tem origens indígena, africana e italiana e somos do Espírito Santo. Quem sabe não estamos falando do mesmo Ovídio?

      Excluir
    4. Oi, eu também sou Rosa e meus avós paternos vieram da África em navios negreiros, temos traços negros e outros nem tanto. Também reviro a internet em busca do Sobrenome Rosa, mas não DA ROSA, pode até ser, mas o meu sobrenome é Rosa.

      Excluir
    5. TENHO O SOBRENOME ROSA E SOU DO SUL..MEU EMAIL-LEX.ROSA@HOTMAIL.COM

      Excluir
    6. OLA PESSOAL, GOSTARIA SE ALGUÉM TIVER MAIS INFORMAÇÔES SOBRE ESTA PESQUISA DA FAMILIA ROSA,POR FAVOR ENVIEM INFORMAÇÔES PARA O EMAIL- LEX.ROSA@HOTMAIL.COM

      Excluir
  2. Nossa mto interessante meu sobrenome tambem é rosa meus pais e avós são de minas Gerais Presidente Bernardes para ser mais específica e sempre tive curiosidade pra saber a origem de meus antepassados ou parentes distantes.Sou negra e nem tinha noção de onde vinha o sobrenome Rosa vou deixar meu email caso saiba de algo mais favor me passarem ficarei mto feliz - glorisflipe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, fiquei mt feliz em descobrir a origem do meu sobrenome. Meu avô é catarinense e saiu de seu estado há mt anos perdendo o contato com seus familiares.Sabe, eu acho engraçado que meu avô é negro mas tem traços de europeu. Ele gostaria mt e reencontrar os seus irmãos, hoje ele está com mais de oitenta anos a saúde está bem debilitada , mas seus olhos brilham qd fala de sua família, seus irmãos. A cidade natal dele é Paulopes(Paulo Lopes) Santa Catarina.Se alguém souber de noticias dos familiares dele ficaremos mt felizes. O nome dele é Laurindo Manoel Rafael da Rosa e o meu email se alguém tiver noticias é anapaula_medici@hotmail.com.
    abraço a todos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana Paula. Sou de santa catarina, região oeste. Meu pai é negro e toda sua família é negra de olhos verdes, além de outras características européias. Ao que lembro, seu avô (meu bisavô) veio da região de Minas Gerais. Chamava-se Otávio da Rosa. Eu sempre quis estabelecer contato com as origens mas não sabia por onde começar. Adiconei você. Abraços.
    Vagner da Rosa

    ResponderExcluir
  5. Correção: meu avô paterno chamava-se Otávio da Rosa. Não sei (ainda) o nome completo do meu bisavô.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Sou de Imbituba - SC, meu sobrenome e ROSA, possuo uma árvore genea desta família, que segundo tradição oral, originou-se em um alemão que para cá veio durante o império. Segundo meus tios, que ouviram os seus, este alemão fez parte de uma esquadra contratada por D. Pedro II, para combater os piratas da costa. Por algum motivo não retornou ao seu pais, e aportou no que hoje é conhecida como praia do rosa, , Imbituba SC. A partir desta praia consegui seguir os passos desta família até os dias de hoje. Imbituba fica ao lado de Paulo Lopes. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, meu nome é Manoel de Oliveira Rosa (66 anos). Das origens da minha família sei apenas que meu pai (falecido muito cedo) era Ovidio de Oliveira Rosa,e meus avós eram Manoel Pereira da Rosa e Autelina de Oliveira Rosa, e moravam aí nessa região de Imbituba/Laguna. Gostaria de receber mais alguma informação do que você pesquisou. Meu e-mail é manojufe@gmail.com

      Excluir
    2. oi manoel meu nome é ana paula rosa morro aki no sul sou natural de içara meu avo sedenir rosa é de laguna mais precisamente da praia do GI nasceu la e se criou minha falecida bisa-avó era maria da rosa

      Excluir
  7. Olha, só fabio sera que existe a possibilidade de sermos parente?
    pois meus avós e bisavos sao da regiao tambem nao seio o certo de que cidade mas sao de sc mesmo

    ResponderExcluir
  8. minha avo se chama luzia rosa,ela e de minas gerais,casou com meu vo manoel francisco pereira,eles morava em nova granada,eu era muito apegado a minha vo e ela a mim,gostaria muito conhecer seus parentes se alguem tiver informacoes,meu email e,sabinopereira10@hotmail.com por hora sou muito grato

    ResponderExcluir
  9. Meu avô paterno é Rosa, somos de Minas Gerais. Meu avô nasceu no oeste de MG. Já disseram que meu avô era de origem espanhola. Uma vez um tio meu casada com a filha do meu avô, disse que meu avô era de família judia. Rosa(um nome de flor) era usado pelos novos cristãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, sou de Minas tbm, meus avós disseram que são de origem polonesa, e disseram que tinham origem judia tbm...
      Ainda continuam com o hábito de casarem-se entre primos, assim como os judeus...

      Abço- Talita Rosa

      Excluir
    2. Olá Daniela e Talita, meus avós são primos primeiro ambos Rosa. Eles não sabem bem a origem mas meu tio disse que espanhola, creio que seja judia também. Sou de Minas Gerais também, Patos de Minas.

      Excluir
  10. oi meu nome eé Daniela Rosa moro no Rio Grande do Sul e meus descendentes são portugueses!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu sobrenome tambem é Rosa meus pais moravam no rio grande, mas nunca tivemos contato com meus tios, irmãos do meu pai, sera que temos parentesco?

      Excluir
    2. Olá Marlisa Rosa, Meu nome é Quesidi A. da Rosa. Morava em Rio Grande e meus avôs eram de Canguçu. Será que poderiamos ser parentes?

      Excluir
    3. Oi pessoal, sobrenome é "da Rosa", sou do sul de SC, Adriano Pavanati Elias da Rosa, sou descendentes de italianos por parte materna e açoriano por parte paterna, falando do sobrenome da Rosa, é um sobrenome açoriano, um sobrenome que nasceu nas ilhas dos Açores através da tradução do sobrenome holandês "van der Roose", pois todos os da Rosa que estão sobre o sul do Brasil, descendem de um dos ancestral flamengo que colonizou a ilha dos Açores, chamado Pieter van der Roose nascido na região de Flandres na Bélgica e imigrado para os Açores, dando assim a origem a numerosa família da Rosa nos Açores, que se destacaram principalmente nas ilhas de Faial e Pico e depois Terceira......Dificilmente você encontrará o sobrenome "da Rosa" em Portugal.

      Excluir
  11. O interessante disso tudo é saber que a maioria das pessoas que aqui tem sobrenome Rosa, a família veio de Minas gerais ou de Santa Catarina. Tipo a família da minha mãe que é aonde tem o sobrenome Rosa, é toda da região de Minas Gerais e Espirito Santo.

    ResponderExcluir
  12. ola eu tambem pertenço a familia rosa . e do estado goias .o meu a vô
    e bizavo sao branos dos olhos claro . sera de qual pais fazemos parte na arvore geologica

    ResponderExcluir
  13. eu tbm tenho o sobrenome da rosa,sou do sul
    do Paraná

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Leonice Ropsa da Silva, nasci em Astórga no Paraná e procuro minha família !

      Excluir
  14. olá pessoal,fiquei encantado com essa notícia a respeito do nome ROSA,porque meus avós paternos são da região de presidente bernardes,minas gerais,somos negros,e minha família carrega esse nome há séculos,porém eu não sabia de onde originava. meu msn é ademoises@hotmail.com,quem quiser entre em contato,abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi meu pai tambem tem o sobrenome rosa,estamos a procura de parentes moramos em Pato Branco sudoeste do paraná meu hemail é schirley_pb@hotmail.com

      Excluir
  15. Sou o Leandro Rosa, até onde sei da minha familia, tudo começou em MOJI-MIRIM SP com meu avô RAMIRO ROSA e MARIA DA CUSTODIA ROSA, onde nasceram LUCIO ROSA, BENEDITO CIRSO ROSA, JOSE ROSA, CLARICE ROSA, ANTONIO GILBERTO ROSA (MEU PAI), SONIA ROSA E JOAQUIM ROSA, quem tiver alguma ligação com essas pessoas entre em contato.lnacessorios@superig.com.br

    ResponderExcluir
  16. Meu avô é Catarinense, e para além dele, não conheço mais ninguém da família. Seu nome era Luiz Felipe Rosa.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Meu sobrenome também é ROSA, que vem da parte da familia do meu avô que mora também em minas, achei super interessante essa pesquisa =D

    ResponderExcluir
  18. O sobrenome ROSA é Judeu Sefaradita. Durante o holocausto na Alemanha Oskar Schindler chgou a salvar 5 judeus de sobrenome Rosa, basta procurar na lista de Schindler para conferir.
    O sobrenome vem do Hebraico "Rosh" que quer dizer "o cabeça" ou "o líder".
    Os Rosa fazem, em minha opinião, parte de uma das 10 tribos perdidas do norte de Israel, que foram levadas cativas para a babilönia alguns séculos antes de Cristo e depois dispersos pela Europa.
    os Rosa são sefaraditas pois terminaram mais recentemente indo para a Espanha e depois Portugla, fugindo de lá para Açores e depois para o Brasil por conta da inquisição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arauto, eu acredito ser essa sua teoria correta para muitos de nós, inclusive no que se refere aos Açores. Na verdade, eu fiquei impressionado com a leitura relatos da conversão forçada e/ou expulsão dos judeus da península Ibérica na época dos descobrimentos e da perseguição continuada imposta pela Inquisição aos conversos e decidi buscar as origens da minha família para confirmar essa tese.
      Devo acrescentar, entretanto, que nomes de família mais comuns, como os Silva, Pereira, Rosa, etc, têm linhagens bastante diversificada e vocês podem verificar nos links:
      http://www.familytreedna.com/public/rose
      http://www.rosefamilyassociation.com/

      Excluir
  19. Meu avô paterno se chamava Rogério da Rosa e era do Rio de Janeiro. Meu pai não foi registrado com o nome dele, mas tenho curiosidade de conhecer mais sobre esse nome. Meu avó tinha olhos verdes mas era moreno. Não tenho muitas lembranças dele então é difícil traçar as origens da família.

    ResponderExcluir
  20. Nossa gostei de saber sobre a origem do meu sobrenome, muito legal. Até pensava que ele vinha de Portugal, mais não. Também é muito provavél que seja verdade, pois minha família inteira é branca dos olhos bem claros (verdes, azuis e castanhos clarissímos, quase verdes)! Obrigado pela informação

    ResponderExcluir
  21. Aqui tem um site com uma lista de alguns sobrenomes de famílias açorianas estrangeiras que vieram da França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Espanha etc para os Açores e que depois imigraram para Santa Catarina na época da colonização açoriana na região Sul do Brasil, e nesse site consta a origem da família ROSA..

    http://abemdanacao.blogs.sapo.pt/331296.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus bisavós eram de Açores, toda minha família por parte de pai mora em Florianópolis no mesmo onde meus bisavós moraram. Fico muito feliz por conhecer ainda mais sobre minhas origens...

      Excluir
  22. Sou Renato da Silva Rosa, natural de Niteroi do Rio do Janeiro, mas a origem do meu nome vem de cacheiro do itapemirim - ES, meu pai é capixaba, o nome dele é José Rosa, tem algum parente ai?
    Meus contatos são: Skype: renatosrosa / msn: renatosrosa@hotmail.com / email: renatosrosa@gmail.com / blog: blogrenatorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, minha mãe vem de montanha ES. Eh na mesma região da sua?

      Excluir
  23. Olá, meu nome é Lucas Felisberto Xavier Rosa, de Presidente Olegário, Minas Gerais, minha família descende de italianos (e pelo sobrenome Xavier certamente espanhóis também) minha família por parte de pai é predominantemente branca de olhos claros, antigamente assinavam também pelo sobrenome Cândido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi lucas, minha familia tambem descende de italianos, moro no paraná, mas queria saber se há ligação com espirito santo/minas gerais..

      Excluir
  24. Meu nome é Luís Henrique Andreata da Rosa, meus parentes são da região de Laguna e Criciúma, meu Pai relata que seus avós são de São João - Sc, meus parentes possuem olhos verdes e são morenos. Quero saber minha origem.

    ResponderExcluir
  25. Olá me chamo Thom Morais da Rosa, estou fazendo uma pesquisa sobre a minha origem pois pretendo sair do Brasil e gostaria de saber se há a possibilidade de dupla cidadania, sempre achei que fosse de origem espanhola, sou pardo mas a maior parte da minha familia é branca, a minha questão é existe uma forma facil de chegar a origem exata?

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é Ana Lúcia Câncido Rosa, sou natural de Campinas-SP, mas moro na cidade de Santos no litoral de São Paulo já ha 40 anos.Adorei descobrir um pouco mais sobre a família Rosa.
    Bjos, um cheiro e muito axé para todas as famílias Rosa.

    ResponderExcluir
  27. Então, sou da região sudeste, interior de S. Paulo, meu avô se chamava Pedro Celestino da Rosa, mas meu pai não tinha esse DA aí.

    ResponderExcluir
  28. Olá.. meu nome é Camila Rosa. Tenho este sobrenome por parte de pai. Meu pai nasceu em Florianópolis e meus avos eram netos de Açorianos que vieram para o Brasil. Toda a minha família por parte de pai ainda mora no mesmo local. Quando meus avós eram vivos, eles tinham uma colonia de cana de açúcar que pertencia aos antigos moradores da calonia. Esta colonia existe até hoje. Meus tios moram lá. Sempre tive vontade de conhecer ainda mais as minhas origens. As informaçoes aqui me ajudaram muito. Sonho em um dia poder conhecer açores. Deve ser um país lindo...

    ResponderExcluir
  29. ola sou marta primo assim me conhecem eu conheci um alceu rosa ou diceu da rosa familia de rio grande do sul gostaria de saber se alguem dos rosa conhece esta pessoaa gostaria de ter contato com ele a muitos anos nao o vejo obrigada meu email pra contato e celina 131@live.com obrigad

    ResponderExcluir
  30. Olá, meu sobrenome tbm é Rosa, meu pai e meu avó eram Rosa, sou da cidade de Santa Rosa, interior do Rio Grande do Sul, cidade onde os alemães são a maioria. Meu pai era um homem alto ,claro de olhos claros. meu e-mail marquesonia08@gmail.com, adorei o blog.

    ResponderExcluir
  31. Mais uma vez é bom reforçar para todos aqueles que querem saber de onde veio o sobrenome Rosa ou da Rosa, qual a origem......então para todos os "da Rosa" que estão espalhados pela região Sul do Brasil, principalmente sobre regiões litorâneas desses três estados, de fato, é um sobrenome açoriano, ou seja, típico dos Açores, também ao mesmo tempo é um sobrenome açoriano luso-flamengo, pois esse sobrenome surgiu nos Açores através do patriarca flamengo-belga Pieter Van der Roos, ou só Pieter Roose, que ao colonizar a ilha com os demais flamengos, teve seu nome aportuguesado para Pedro da Rosa, surgindo assim os "da Rosa" nos Açores, principalmente nas ilhas de Faial e Pico, depois mais tarde aqui no Brasil. Também além do sobrenome "da Rosa", podemos encontrar outros sobrenomes estrangeiros que foram aportuguesados na ilha dos Açores e mais tarde predominaram sobre o sul do Brasil, esses sobrenomes são: Silveira/Van der Haagen, Dutra/Van Huerter, Goulart/Van Govaert, Brum/Van der Bruyn, da Terra/ Van Aerd, Grotas/ Van der Grootes, Luiz/Looze, Borges/Van der Berg, e etc..esses são sobrenomes belgas, já os franceses: Bittencourt/Béthencourt, Labate/Labat, Zabot, etc..já os italianos, Espíndola/Spinolla, Mota/Motta, e etc, já os espanhóis, Garcia/García, Torres/Torres, D'Ávila/Ávila e etc......Voltando ao sobrenome "da Rosa", dificilmente iremos encontrar de forma predominante o sobrenome "da Rosa" e esses outros sobrenomes citados acima nas outras regiões do Brasil, pois trata-se de sobrenomes açoriano, e os açorianos se concentraram mais sobre a região sul do Brasil, já nas regiões do Brasil tivemos a colonização de famílias tradicionais do continente português e dificilmente encontraremos sobrenomes "da Rosa" em Portugal, exitem famílias Rosa em Portugal porém essas famílias são em pouca quantidade, e esses se originaram através de um patriarca estrangeiro que veio com sua família da Irlanda pra trabalhar em Portugal, com o nome chamado Marc Rose, tendo o nome aportuguesado para Marcos Rosa, originando assim em Portugal, o ramo familiar Rosa sem a preposição "da", que mais tarde colonizaram o Brasil com várias famílias portuguesas...

    ResponderExcluir
  32. olá sou de salvador - ba ,ate onde sei herdei este sobrenome através de minha bisavó q era uma mistura de índio e negro e morava em irara , ela teve uns 20 filhos

    ResponderExcluir
  33. Estou amando essa interação. Sou Diego da Rosa Leal, de família de Santiago/ RS. O sobrenome vem de minha mãe, Alda Silva da Rosa, filha de Pedro Kelles da Rosa, meu avô. Meu tio, Solon da Rosa contou-me que o vô ajudou a terminar de criar seus irmãos por ter perdido a mãe cedo, naquela mesma região, e que o avô dele envolveu-se nos conflitos revolucionários daquelas bandas - era um idealista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pais do meu avô eram Pedro Machado da Rosa e Alda Almeida da Rosa. Qualquer outra informação será muito bem-vinda e ficaremos muito gratos.

      Excluir
  34. oi, meu sobrenome também é rosa sou de santa Catarina .

    ResponderExcluir
  35. Oi, me chamo Gabrielle da Rosa, meu Rosa tem origem alemã, recebi de meu pai, que recebeu do meu avô, que trouxe dos pais dele, que eram alemães. Meu avô faleceu cedo, mas vou falar com meu pai, para ver o que ele sabe da vinda dos avós dele.
    Sou natural de Livramento, Rio Grande do Sul
    gabriellemsr@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Meu nome é Aislan Rosa. Acho que vou poder ajudar um pouquinho. Meu pai Euvaldo Rosa nasceu em Itapocú - Barra Velha/Santa Catarina. Meu avô é Eugênio Rosa. Lá tem muitos Rosa. Pode ser que tenha alguma informação.

    ResponderExcluir
  37. Por favor não leve a mal porque eu sei que se trata de um assunto melindroso mas é incrível a história que você escreveu aí em cima. Você acredita numa palavra que escreveu? O apelido Rosa que eu próprio possuo não tem qualquer “pedigree” em país nenhum da Europa. Não existem sequer brasões, esses que por aí andam a publicar são totalmente inventados. Não existem linhagens antigas com esse apelido e a maioria das pessoas que os possuem em comunidades afastadas não têm qualquer relação entre si. A maioria destes apelidos no Brasil deve ser de origem Portuguesa e embora não pondo em questão que seja maioritariamente proveniente dos Açores, a sua ocorrência nos Açores é tão rara como no continente. É escusado pintar quadros gloriosos de guerreiros vikings, a maioria destes apelidos vem directamente de enjeitados e sobretudo de órfãos da Guerra Peninsular do início de século XIX... Lamento.
    O meu passado não pode mudar e aceito-o sem complexos mas o meu futuro posso mudar.

    ResponderExcluir
  38. Meu nome inteiro é Víctor Laurelled LaRosé... minha família fugia de napoleão para a guiana francesa em 1809... no mesmo ano em que joão VI tomou-a de meu povo... meu quadrivô, Floraince Moro LaRosé, clandestinamente fugiu para o sul do brasil a barco e se alto-denominou Florencio Rosa e alegava que era filho de franceses, mas do brasil... só agora em 1983 meu pai consegui direito pra mudar o nome de volta pra LaRosé, fico feliz, porém, não me agrada a história de que seja escandinavo, minha familia Laurelled já tem esse traço e não curto muito ter nascido branquelo sem sombrancelha.. rsrs...

    ResponderExcluir
  39. mi chamo:damiana da silva rosa mais fui registrada como eunice maria da conceição que é o sobrenome da minha mãe. por estranhos.
    minha mãe se chama alaide maria da conceição.e sou irma de alcina da silva rosa tambem filha de alaide maria da conceição ede alcino da silva rosa ja falecido.

    ResponderExcluir
  40. Olá! Sou Mariana Pereira Rosa Santos. Tenho o sobrenome por parte de mãe, moro em São Paulo, mas a mãe veio do Espírito Santo. Mãe chama Maria da Glória Rosa e minha avó Adotiva Rosa. Será que tem algum parente ai? Rs

    ResponderExcluir
  41. meus avos paternos são;esperidião da silva rosa e henriqueta maria da conceição e sei que moravam na gavea rio de janeiro e ainda moram as familias so que eu não os conheço se alguem sober noticias desas pesoas me avisem por favor.

    ResponderExcluir
  42. tambem sei que moram perto do shoping da gavea e da puc faculdade.

    ResponderExcluir
  43. meus avos paternos são;esperidião da silva rosa e henriqueta maria da conceição e sei que moravam na gavea rio de janeiro e ainda moram as familias so que eu não os conheço se alguem sober noticias desas pesoas me avisem por favor.

    ResponderExcluir
  44. Olá meu nome é Cristiano Fagundes Rosa por parte de pai meu bisavô era italiano e minha bisavó era indigena, meus avos paternos(rosa) são baianos e avos maternos(fagundes) são mineiros então ai ajuda um pouco de onde vem o sobrenome Rosa, qualquer coisa tamos ai crizao75@r7.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! O meu nome é aquilino e tambem tenho o nome rosa na familia entre outros..e sei q a origem familiar é de espanha antes da criação de portugal..onde vivo!
      Sei q na familia ha cruzamentos com a familia real portuguesa até aos meus bisavos..altura em q ficou extinta a familia real.
      sei ainda q na genese familiar descendemos dos vitiatos opositores do imperio romano q eram agricultores..pastores e guerreiros..cujos romanos afirmavam.." na peninsula iberica ha um povo q n se governa nem se deixa governar! "

      Gostei do post q um internauta aí colocou sobre sermos safarditas a 12 ° tribo perdida de Israel.Abraco de portugal.

      Excluir
    2. Minha familia tambem é de origem italiana, porém moro no paraná, será que temos algum parentesco?

      Excluir
  45. Também procuro minha família Rosa da Silva, sou de Astórga no Paraná ! quero encontrar Manael Rosa da Silva e Mª da conceição Rosa da Silva !

    ResponderExcluir
  46. Olá! Meu nome é Edevaldo da Rosa, sou natural de Praia Grande, sul de Santa Catarina. meu avô paterno chamava-se José Pedro da Rosa. Todo ano nós desta família Rosa realizamos um encontro na comunidade Zona Nova, interior do município Praia Grande. Neste ano de 2013 realizamos o nosso 15º encontro, foi muita homenagem que rolou. Família Rosa, é muito bom estarmos Juntos.

    ResponderExcluir
  47. Ola! Meu nome é Fernando Rosa, filho de Genervino Rosa, filho de Joao Nazário Rosa, somos de Catalão-GO divisa com Minas gerais.

    ResponderExcluir
  48. oi gente, tudo bem sou do estado de goiás, mas também tenho sobrenome Rosa, me chamo Dleide Pereira da Rosa e Silva, meu avô se chamava Pedro Anelsino da Rosa, nome que herdou de seu pai. Meu avô era muito branco dos olhos bem azuis. Vocês acham que eu talvez faça parte dessa arvore genealógica?

    ResponderExcluir
  49. Ola meu nome é Paula Rosa , esse sobrenome é de origem do meu avô Godofredo Rosa , nascido no interior de campos dos Goytacazes. a Família do meu avô é a familia é de cor negra. A mãe dele se chamava Alaíde rosa, meu avô só foi registrado pela mãe. qualquer coisa meu e-mail : paularosa_bz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Ola ,sou Luciene rosa moro em Porangatu Goias sou filha de Levi rosa que e natural de Ecoporanga espirito santo.filho de placido rosa e Regina ferreira.meu avô paterno se chamava Franscisco rosa. decendente da Italia.gostaria muinto de qualquer informaçao dos meus familiares.meu email e lucieneepedro@live.com

    ResponderExcluir
  52. Oi eu tambem sou rosa me chamo Maria Cristina Rosa sou do interior do Rio de Janeiro meu pai se chamava Jose Rosa ele era claro dos olhos azuis gostei muito de sabet a historia dos rosa

    ResponderExcluir
  53. MUITO BOM ESTE COMENTÁRIOS SOBRE ORIGEM..MEU NOME É ALEX ROGÉRIO ROSA, SOU DE NOVO HAMBURGO NO RS, MEU PAI SE CHAMAVA JOÃO OSVALDO DE OLIVEIRA ROSA, MEUS AVÔ SE CHAMAVA MANOEL ROSA

    ResponderExcluir
  54. Minha avó paterna era Aurora Rosa, filha de Vitorino Rosa, casada acrescentou o Lustosa dos Santos. Eles eram do Rio Grande do Sul, mas estavam em Palmas- Pr

    ResponderExcluir
  55. Olá me Chamo Maria das Graças e Minha " Avó materna chamava " Lindaura Rosa da Rocha ...achei interessante e me despertou para saber mais de minha origem ....

    ResponderExcluir
  56. Olá meu nome é Ana Maria Paula Rosa, sou de Minas e tenho uma grande família por aqui...Sempre quis saber a origem, e se eu e o Guimarães Rosa somos parentes. me mande e-mail
    anamarypr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Olá sou o Leandro Gabriel da Silva Rosa, gostaria muito de saber mais sobre minha descendência!!...

    ResponderExcluir